sexta-feira, 15 de novembro de 2013

NOVA GERAÇÃO DE CANTORAS BRASILEIRAS INVADE O ESPÍRITO DA MÚSICA



O programa Espírito da Música chega à sua 10ª edição trazendo dez vozes femininas que têm dado o que falar na cena musical brasileira, representando um pouco do melhor da nova geração da MPB, em sua diversidade de ritmos e melodias.  A Rádio Universitária (870 AM) abre seus microfones neste domingo (17/11), a partir das 11h, para as Novas Cantoras Brasileiras, do norte ao sul do país, e destaca as variadas influências de gêneros que compõe a riqueza desta nova geração da música.

Ana Cañas, Anelis Assumpção, Bárbara Eugênia, Isaar, Karina Buhr, Márcia Castro, Mariana Aydar, Mariana Baltar, Tiê e Tulipa Ruiz são as escolhidas para representar este que pode ser considerado um verdadeiro boom de vozes femininas no cenário musical brasileiro.

Diferentemente de grande parte dos artistas que se declaram apaixonados pela música desde criança, Ana Cañas só descobriu seu dom musical aos 20 anos de idade, o que não a impediu de deslanchar, se tornando uma das promessas da atual MPB. Com três discos gravados e a previsão do lançamento de um DVD em novembro, Cañas encantou não só o público ao se apropriar dos mais diversos estilos musicais – dentre eles o jazz, a MPB, o reggae e o rock – como também a músicos de prestígio como Nando Reis e Liminha.

Sou Suspeita Sou Sujeita Não Sou Santa, afirma Anelis Assumpção no título de seu mais recente trabalho, transformado em CD e LP. Herdeira de um dos nomes de peso da MPB e da música independente dos anos 1970, o pai e músico Itamar Assumpção, com quem iniciou a carreira fazendo backing vocal, Anelis é dona de uma voz firme e talento incondicional, visto na naturalidade como passeia por diferentes estilos.

A carioca radicada em São Paulo, Bárbara Eugênia também se junta ao time de estrelas e desfila sua intimidade com a música. Em sua trajetória se destaca a participação na trilha sonora do filme O Cheiro no Ralo, do cineasta Heitor Dahlia, a reunião de músicos da atualidade em seu disco de estreia, Journal de Bad, dentre eles Edgard Scandurra, Tom Zé, Pupillo, Dengue, Karina Buhr e Guizado, e ainda a conquista do Prêmio Multishow de Música Brasileira, na categoria Versão do Ano.

A voz peculiar da cantora e compositora Isaar reforça a importância da contribuição de novos artistas na música popular brasileira, prova esta conferida na gravação de seu último álbum Copo de Espuma, feito com recursos de Produção do Projeto Pixinguinha 2008, da Funarte.



Ainda na lista convidativa do programa, a paulista Tiê, neta da atriz Vida Alves, deixa sua mistura requintada em seus dois trabalhos gravados, que vai do jazz, folk ao country e rock.

Para finalizar este passeio ao âmago feminino da música de nosso Brasil, a prestigiada Karina Buhr, eleita pela Revista Rolling Stones uma das 10 melhores do ano de 2011 e indicada a várias premiações; Tulipa Ruiz, filha do jornalista e guitarrista Luiz Chagas, consagrada com o título de melhor cantora no Prêmio Multishow (2011), por seu álbum Efêmera; a artesanal Mariana Aydar. O elenco se fecha com a baiana Márcia Castro, que resgata em seu trabalho canções de grandes compositores brasileiros; e Mariana Baltar, musa também nos palcos do teatro. Com essas belas vozes, nada melhor do que sentar ao lado do rádio e relaxar no feriadão, sintonizado no Espírito da Música (Rádio Universitária 870 AM).

Tulipa Ruiz

Mariana Aydar
Márcia Castro

Mariana Baltar


FICHA TÉCNICA:
Andréia Miklos
Cristiane Perné
Hígor Coutinho
Janaína Gomes
Julianna Santos
Luiz Fernando Clímaco
Sérgio Valério


SERVIÇO:
Espírito da Música - Rádio Universitária 870 AM
Edição #10 – Novas Cantoras Brasileiras
Programa Inédito: Domingo (17-11-13) - 11h
Horários Alternativos: Segunda: 14h //  Sábado: 19h
Patrocínio: Navesa, através da Lei Goyazes
Apoio: Rádio Universitária – 870AM
Realização: Fora da Lei 


Nenhum comentário:

Postar um comentário