sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ESPÍRITO DA MÚSICA REVIVE AS EXPERIÊNCIAS SONORAS DO ENCONTRO DE CULTURAS TRADICIONAIS DA CHAPADA DOS VEADEIROS


Há mais de 13 anos, no mês de julho, o coração do Planalto Central recebe os sons, as cores, as tradições e a alegria de diversas manifestações culturais que compõem as raízes e formam a identidade do povo brasileiro. Das danças quilombolas à capoeira angola, dos cânticos indígenas ao batuque dos kalungas, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é um espaço de integração cultural entre os povos tradicionais de todo o Brasil, em meio à natureza exuberante da pequena Vila de São Jorge, próxima à cidade de Alto Paraíso. 

A edição deste domingo (27/10) do programa Espírito da Música, em sintonia na Rádio Universitária (870 AM), revive os melhores momentos desta experiência cultural com as vozes de artistas que se apresentaram durante a 13ª edição do evento, um momento que você confere com exclusividade, a partir das 11 horas, também on line pelo site da rádio.

O passeio musical abre espaço para artistas consagrados, mas também para descobertas de uma excentricidade de sons dos quatro cantos do Brasil. O instrumentista e compositor brasiliense Gabriel Grossi, considerado atualmente um dos maiores representantes de harmônica no mundo, passa pelo programa deixando um pouco de seu trabalho, que inclui sete álbuns e uma extensa trajetória na música, numa mistura de ritmos populares com o instrumental. Também do Distrito Federal (DF), Tambor de Crioula do Seu Teodoro, leva a tradição de uma manifestação que se tornou Patrimônio Imaterial de nosso país. O grupo realizou intervenção de dança, canto e percussão de tambores, em louvor a São Benedito.

Músicos contemporâneos e mestres da cultura tradicional também deixam suas marcas na programação musical: é o Ponto Br, que faz uma mistura diferenciada entre saberes e sons, texturas vocais e instrumentais e contempla as mais diversas manifestações, do maracatu ao carimbó. Representando os povos indígenas do Xucuru, o grupo Samba de Coco Xucuru (PE) resgata a cultura do samba de coco, em rimas humoradas proferidas pelo Mestre Pirilla.

Também contemplam a seleção espiritual deste domingo, Marcelo Preto e sua criativa técnica de percussão corporal, Grupo Folclore de Uruaçu, Noel Andrade e Tribo Fulni-Ö. Os internacionais Los Cojolites (México) e Makina Kandela (Chile), que exalta os ritmos caribenhos e as raízes afrocolombianas, somam este encontro de diversidades, propagado pelas ondas da Rádio Universitária.



Gabriel Grossi
Grupo Folclore de Uruaçu


Makina Kandela


Ponto Br


 Samba de Coco Xucuru

Tambor de Crioula de Seu Teodoro



Ouça edições passadas no SOUNDCLOUD ESPÍRITO DA MÚSICA


FICHA TÉCNICA:

Andréia Miklos

Cristiane Perné

Hígor Coutinho

Janaína Gomes

Julianna Santos

Luiz Fernando Clímaco

Sérgio Valério



SERVIÇO:

Espírito da Música - Rádio Universitária 870 AM

Edição #7 – Encontro Tradicional de Culturas da Chapada dos Veadeiros

Programa Inédito: Domingo (27-10-13) -  11h

Horários Alternativos: Segunda: 14h //  Sábado: 19h

Patrocínio: Navesa, através da Lei Goyazes

Apoio: Rádio Universitária – 870AM


sábado, 19 de outubro de 2013

NESTE DOMINGO, 19/10: ESPÍRITO DA MÚSICA RELEMBRA OS GRANDES MOMENTOS DO ROCK FEITO EM GOIÁS

Guitarras distorcidas, batidas pesadas, baixo ritmado, acordes vibrantes. Dos subúrbios americanos para o mundo, o rock n’ roll se tornou um dos gêneros mais arrebatadores da música contemporânea, ganhando espaço na terra do pequi, conta a lenda, já entre os anos 60 e 70. Na 6ª edição da nova temporada do programa Espírito da Música alguns dos ícones do rock goiano soltam a voz, onde serão revisitados alguns grandes momentos do gênero no Estado de Goiás. Domingo (20/10), a partir das 11 horas, no ar pela Rádio Universitária (870 AM).

Rock feito em Goiás é o tema desta edição, que contempla desde bandas do underground dos anos 80 e 90 até as independentes que, na atualidade, ganharam projeção nacional e internacional. Principal representante do rock goiano nos anos 90, a Mandatory Suicide se destacou na cena nacional e ganha os ouvidos do público com a música Journey to the Center of My Self, seu último registro, a demo-tape Taste, Feel, Enjoy, lançada em 1997.

Uma das raridades do gênero, a banda goiana com mais tempo de atividade, tem espaço garantido no Espírito da Música. A Língua Solta, com seus mais de 40 anos de estrada, é apresentada com a faixa Sutiã Negro, de seu primeiro trabalho.

E nada melhor que se sintonizar nos experimentalismos de Dom Casamata e a Comunidade (Insecto) e Orquestra Abstrata (Huckleberry Finn); romper as barreiras da música com o pós-punk do Quarto Mundo e sucumbir aos Vícios da Era, celebrada pela canção Lembranças do Paraíso. A onda indie também tem vez com a Grape Storms, e sua canção Letters & Tears, e a mais recente queridinha do rock independente Boogarins, com Lucifernandis.

Graças aos grandes festivais de rock independente, como o Goiânia Noise Festival, talentos como Black Drawing ChalksCasa BizantinaViolinsCambriana Gold Fish Memories foram revelados e garantiram à Goiânia o título de meca do rock – todos estes conferidos neste especial. O espírito do rock n’ roll assombra ainda a seleção espiritual do Espírito da Música com o espectro do The ColagensHereticTrio Cerrado e a “falecida” banda punk Departamento de Testes, uma relíquia que você só ouve se sintonizar na 870AM.

A coordenação desta edição da pesada com um recorte do Rock feito em Goiás ficou a cargo do espírito Igor Coutinho, que propõe um passeio pela história do rock goiano, sabendo que uma hora é pouca para contar a história desta cena que só cresce em Goiás.

Grape Storms
Língua Solta
Black Drawing Chalks
Boogarins
Cambriana
Casa Bizantina
Gold Fish Memories
Orquestra Abstrata
Dom Casamata e a Comunidade
Quarto Mundo
Trio Cerrado
Vicios da Era
Violins


FICHA TÉCNICA:
Andréia Miklos
Cristiane Perné
Hígor Coutinho
Janaína Gomes
Julianna Santos
Luiz Fernando Clímaco
Sérgio Valério

Espírito da Música - Rádio Universitária 870 AM
Edição #6 – O Rock feito em Goiás
Programa Inédito: Domingo (20-10-13) -  11h
Horários Alternativos: Segunda: 14h //  Sábado: 19h
Patrocínio: Navesa, através da Lei Goyazes
Apoio: Rádio Universitária – 870AM
Realização: Fora da Lei