Lançado em 1977, o disco Os Quatro Grandes do Samba inspira a edição do programa Espírito da Música, ao ar inédito, neste domingo (6-10-13), a partir das 11h, pela Rádio Universitária (870 AM). Os bambas Elton Medeiros, Candeia, Nelson Cavaquinho e Guilherme De Brito são os homenageados, mostrando as raízes da música negra brasileira, um pouco da memória deste ritmo que marca a composição nacional.
A seleção “espiritual” remete ao álbum que dá voz a estes que são alguns dos maiores sambistas brasileiros, uma reunião histórica de ícones que marcaram a época de ouro do gênero e perpetuaram seus nomes na história do país. Traz músicas como Palhaço e Luz Negra, de Nelson Cavaquinho; Perdoa, Rita Maloca, Chove e Não molha, de Elton Medeiros; Moema Morenou, uma parceria do artista com Paulinho da Viola e O sol nascerá (Cartola). Acalentava, P.C.J - Partido Clementina de Jesus, Sou mais o Samba, com participação de Dona Ivone Lara, são as faixas de Candeia, que somam às canções A Vida e A Flor e o Espinho (Quando eu me chamar saudade), de Guilherme de Brito na proposta musical da edição número #4.
As curiosidades apresentadas no Espírito da Música também remetem a história destes artistas. Considerado um dos melhores cronistas da noite carioca, Nelson do Cavaquinho, compositor dos boêmios e dos desiludidos, ficou marcado por sua voz rouca e jeito de tocar inconfundível, que resultaram em grandes sucessos como as músicas selecionadas, dentre elas a canção A Flor e o Espinho, uma de suas mais conhecidas. Um dos maiores parceiros de sua carreira, o sambista Guilherme de Brito emprestou suas composições a grandes intérpretes e se consagrou por diversos clássicos.
O mestre carioca Candeia foi fundador da ala da mocidade da escola de samba Portela, e responsável por grandes enredos, que a levaram a ser campeã nos carnavais de 1955 e 1959. Não é menos evidente o talento de Elton Medeiros, músico múltiplo, de melodias de grande beleza, conhecido por tirar som até de caixinha de fósforo.
E é Candeia em Sou mais o Samba que faz o convite para você sintonizar o Espírito da Música e curtir a brasilidade exclusiva do ritmo nacional mais amado do mundo:
Eu não sou africano, eu não;
Nem norte-americano!
Ao som da viola e pandeiro
sou mais o samba brasileiro!
Menino, tome juízo
escute o que vou lhe dizer
o Brasil é um grande samba
que espera por você
podes crer, podes crer!
FICHA TÉCNICA:
Andréia Miklos
Cristiane Perné
Hígor Coutinho
Janaína Gomes
Julianna Santos
Luiz Fernando Clímaco
Sérgio Valério
Ouça edições passadas no SOUNDCLOUD ESPÍRITO DA MÚSICA
Ouça ao vivo na RÁDIO UNIVERSITÁRIA
SERVIÇO:
Espírito da Música - Rádio Universitária 870 AM
Edicao #4 – Os quatro grandes do Samba
Programa Inédito: Domingo (6-10-13) - 11h
Horários Alternativos: Segunda: 14h // Sábado: 19h
Patrocínio: Navesa, através da Lei Goyazes
Apoio: Rádio Universitária
Realização: Fora da Lei
Nenhum comentário:
Postar um comentário