O ano de 1967 foi um marco para a música popular brasileira. Em meio a festivais de música e ao manifesto contra a guitarra elétrica, surgia, em Salvador (BA), os Novos Baianos, pauta do Espírito da Música deste domingo (16/02), a partir das 11h, na Rádio Universitária (870 AM), com apresentação de Luciana Clímaco.
Aluno do grande compositor e músico Tom Zé, Moraes Moreira é apresentado a Luiz Galvão e é dessa parceira que surge os Novos Baianos. A banda cresce e em 1972 já está completamente formada com os novos integrantes: Baby Consuelo (do Brasil), Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor.
Este ano de 1972 foi um marco para a carreira dos Novos Baianos que, agora com a banda consolidada, lançam o álbum “Acabou Chorare”, cultuado até hoje como um dos melhores da música brasileira e que traz consigo inspirações que vão do rock de Jimi Hendrix à Bossa Nova e ao samba de Ary Barroso. Sucessos como “Preta, pretinha”, “Mistério do Planeta” e “A menina dança”, caem no gosto do suingue brasileiro e colocam a trupe no cenário musical nacional.
Após recusarem carreira internacional, em 1973, o sucesso continua com o disco “Novos Baianos F. C.” e o grupo se isola num sítio em Jacarepaguá, onde vivenciam um novo estilo de vida regado a sexo, drogas e rock n’ roll, desafiando completamente o auge do regime militar no país.
A banda lança seu oitavo e último trabalho em 1978, quando Moraes Moreira e Baby do Brasil são assediados a começarem suas carreiras solo, comprometendo o continuidade término dos Novos Baianos. Um ano depois, o grupo se separava, e cada integrante foi trilhar seu próprio caminho.
Moraes Moreira, ao lado do filho David Moraes, atualmente está em turnê tocando, na íntegra, o álbum que consagrou os Novos Baianos, “Acabou Chorare” em comemoração aos recentes 40 anos do disco. Pepeu Gomes ainda é considerado um dos maiores guitarristas do Brasil e Baby do Brasil, que ficou um longo tempo afastada se dedicando à música gospel, mas, a pedidos do filho, volta aos palcos neste ano de 2014 para cantar grandes sucessos de sua carreira solo e composições da época que marcou a música popular brasileira.
Luiz Galvão lança, em 1997, um livro sobre o grupo que ajudou a fundar, chamada “Anos 70: Novos e Baianos” e Paulinho Boca de Canto continua se dedicando às heranças dos Novos Baianos.
Tanta história e tantos sucessos embarcam na voz de Luciana Clímaco e nas ondas do Espírito da Música, neste domingo (16/02), a partir das 11h, pela 870 AM, Rádio Universitária.
FICHA TÉCNICA:
Andréia Miklos
Cristiane Perné
Hígor Coutinho
Janaina Gomes
Julianna Santos
Luiz Fernando Clímaco
Sérgio Valério
Curta a FAN PAGE DO ESPIRITO DA MÚSICA
SERVIÇO:
Espírito da Música - Rádio Universitária 870 AM
Edição #23 – Especial Novos Baianos
Programa Inédito: Domingo (16-02-14) - 11h
Horários Alternativos: Segunda: 14h // Sábado: 19h
Patrocínio: Navesa, através da Lei Goyazes
Apoio: Rádio Universitária – 870AM
Realização: Fora da Lei
Nenhum comentário:
Postar um comentário