sábado, 30 de novembro de 2013

ESPÍRITO DA MÚSICA REVISITA O AFROFUNK

Neste domingo, 1º de dezembro, o Espírito da Música revisita o AfroFunk

A mistura de três gêneros de matriz africana - o soul, o jazz e o rythm and blues (R&B) - deu origem nos anos 70 ao estilo que fez (e faz) todo mundo sacudir o esqueleto nas pistas de dança: o funk. Com suas batidas que misturam o ritmo à sensualidade e percussão marcantes, o funk tomou conta dos bailes no mundo inteiro e deixou suas influências, sendo incorporado à cultura musical de várias nacionalidades. Nos países africanos não poderia ser diferente. O suingue do ícone do estilo James Brown e companhia resultou em uma mistura diferenciada, que poderá ser conferida neste domingo (1º/12), a partir das 11h, no especial AfroFunk do programa Espírito da Música.

Aumente o volume do seu som em sintonia com a Rádio Universitária (870 AM) e entre no embalo das sonoridades excepcionais assimiladas com o funk, de países como Nigéria, Quênia, Camarões, África do Sul, Gana e mesmo Trinidad e Tobago, em gravações que ajudaram a colocar a África num lugar de destaque no mapa da música mundial.

Nas ondas do Espírito da Música, diretamente da realeza de Yorubaé, o nigeriano Joni Haastrup mostra seu ápice criativo. O saxofonista Manu Dibango é lembrado com uma faixa do disco Africadelic, gravado em apenas uma semana. O saxofonista Dudu Pukwana, o trompetista Mongezi Feza e o baterista Luis Moholo e o pianista Chris McGregor, que integravam a banda Assagai, deixam sua contribuição à trilha sonora selecionada. Uma mistura inusitada do canto arábico com o groove da soul music é a proposta de Seyoum Gèbrèyès.

Joni Haastrup

Manu Dibango
As influências do groove americano, reggae, funk e rock também passam pela seleção da semana, representadas pela Black Truth Rhythm Band. Aclamado em 1974 o “soberano” – em suaíli Mfalme – da música queniana,  Jimmi Raye é mais uma das novidades. As “vozes da escuridão” também invadem a programação musical com The Voice of Darkness e ecoam ainda mais na fusão dos ritmos yorubá, jazz, funk e highlife, sob a luz das batidas tradicionais africanas, desenhadas  por Tony Allen.

Black Truth Rhythm Band

Tony Allen
Mas a excepcional Jam Session do Espírito da Música não para por aqui: o multi instrumentista radicado em Gana, Ray Stephen Oche and His Matumbo  e a dupla Fela Kuti Ginger Baker despertam a curiosidade ao desvendar mais um pouco dos segredos dos ritmos africanos. Os sons dos quatro cantos da África é a pedida da edição #12 do Espírito da Música, para ouvir e incluir na seleção musical das melhores festas.


Ray Stephen Oche and His Matumbo
Fela Kuti


FICHA TÉCNICA:
Andréia Miklos
Cristiane Perné
Hígor Coutinho
Janaína Gomes
Julianna Santos
Luiz Fernando Clímaco
Sérgio Valério


SERVIÇO:
Espírito da Música - Rádio Universitária 870 AM
Edição #12 – AfroFunk
Programa Inédito: Domingo (1º-12-13) - 11h
Horários Alternativos: Segunda: 14h //  Sábado: 19h
Patrocínio: Navesa, através da Lei Goyazes
Apoio: Rádio Universitária – 870AM
Realização: Fora da Lei 


sábado, 23 de novembro de 2013

ESPÍRITO DA MÚSICA TRAZ COBERTURA ESPECIAL DO 14º CANTO DA PRIMAVERA

Pirenópolis, Goiás. Ainda é possível sentir a energia da primavera pairar sobre as paisagens do pequeno município, sua arquitetura colonial que remonta toda a história do povo goiano. À tarde, o sol invade as ruas da cidade, um convite a passear por seus cartões postais. A noite cai e traz com ela o frio agradável, típico do clima da região. Em meio a tudo isso, ouvimos ecoar pelos quatro cantos de Pirenópolis os mais diversos sons: é o Canto da Primavera, que em 2013 ocupou novamente, com atraso, a agenda de eventos do Estado de Goiás.

Atualmente um dos maiores eventos de música do Estado de Goiás, o festival em sua 14ª edição, é lembrado em cobertura exclusiva do programa Espírito da Música, neste domingo (24/11), a partir das 11h, na Rádio Universitária (870 AM). Cerca de 50 mil pessoas, segundo estimativa da Secretaria de Cultura (Secult), acompanharam a programação cultural, marcada pela diversidade de atrações, incluindo música, cinema e diversas oficinas.
A seleção do Espírito da Música #11 traz Gilvan de Oliveira, Bruno Rejan, Céu, Gilberto Gil, nossa apresentadora Cristiane Perné, Virgínia Rodrigues, Bebel Roriz, Manassés Aragão, Niela, o rock contagiante de The Legendary Tigerman e a carioca Fernanda Abreu.


Baiana que ganhou projeção em sua carreira após ser descoberta pelo cantor Caetano Veloso, Virgínia Rodrigues impressionou com seu vozerão, em show acústico durante a abertura do Canto da Primavera, sua estreia em terras goianas. O veterano no evento Bruno Rejan Quinteto, contrabaixista, arranjador e compositor goiano, foi outro que arrancou belos acordes junto a sua banda em uma apresentação instrumental.

Virgínia Rodrigues
Bruno Rejan/ Foto: Marina Adorjan
Voz suave é a marca da pianista, compositora e cantora Bebel Roriz, que acompanhada dos músicos Olavo Telles (viola), Dênio de Paula (guitarra), Diego Carrara (baixo) e Zé Junqueira (bateria), mostrou as variadas nuances da sua música e suas canções autorais. Cristiane Perné, nossa apresentadora, saiu de traz da bancada para mostrar seus dotes vocais nos palcos, que agitou bastante o público de Pirenópolis passando do samba ao blues. Presença nas noites goianas desde 1982, Perné começou no mundo da música quando assumiu o backing vocal de Júnior Marvin, vocalista que substituiu Bob Marley na banda The Weillers.


Bebel Roriz/ Foto: Marina Adorjan

Cristiane Perné 
Falando em reggae, o terceiro dia do Canto da Primavera arrancou um coro do público, que estava com todas as músicas de Gilberto Gil na ponta da língua. Em formato acústico, o show contemplou sucessos de sua carreira, que acumula mais de 50 álbuns lançados e criatividade musical que influenciou e influencia gerações da música brasileira.



Também não perdeu o ritmo a “garota sangue bom” Fernanda Abreu, provando que o “Brasil é o país do swing” e do funk. Com seus 52 anos conservadíssimos, em um corpo e molejo de dar inveja, a ex-vocalista da Blitz esbanjou simpatia e fez a temperatura subir aos 40°C, mesmo embaixo de muita chuva, com canções de sua trajetória e homenagem a ícones do funk e samba, como Jorge Ben Jor e Tim Maia. A carioca dá seu salve na nossa lista espiritual deste domingo.
Foto: Marina Adorjan

Outra a conquistar os ouvintes é a encantadora Céu, que encerrou a edição do festival em um passeio por faixas de seus cinco trabalhos, reconhecidos não só no Brasil como também no exterior. Filha do maestro e compositor Edgard Poças, Céu, que se lançou na cena musical em 2002, recebeu indicação para várias premiações, dentre elas o Grammy Latino e o Vídeo Music Brasil (VMB).



Os sussurros de outro mundo convidam ainda aos microfones Gilvan de Oliveira, com a brasilidade da MPB; o jazz instrumental de Manassés Aragão; no domínio do rock n’ roll, Niela e o internacional The Legendary Tigerman, que surpreendeu com seu talento multi instrumental e rock descontraído. Se liga, pois, agora, só no ao que vem e aqui, nas ondas sinistras do Espírito da Música.
Gilvan de Oliveira/ Foto: Marina Adorjan
Manassés Aragão
Niela
The Legendary Tigerman- foto Flávio Isaac


FICHA TÉCNICA:
Andréia Miklos
Cristiane Perné
Hígor Coutinho
Janaína Gomes
Julianna Santos
Luiz Fernando Clímaco
Sérgio Valério


SERVIÇO:
Espírito da Música - Rádio Universitária 870 AM
Edição #11 – Especial Canto da Primavera
Programa Inédito: Domingo (24-11-13) - 11h
Horários Alternativos: Segunda: 14h //  Sábado: 19h
Patrocínio: Navesa, através da Lei Goyazes
Apoio: Rádio Universitária – 870AM
Realização: Fora da Lei 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

NOVA GERAÇÃO DE CANTORAS BRASILEIRAS INVADE O ESPÍRITO DA MÚSICA



O programa Espírito da Música chega à sua 10ª edição trazendo dez vozes femininas que têm dado o que falar na cena musical brasileira, representando um pouco do melhor da nova geração da MPB, em sua diversidade de ritmos e melodias.  A Rádio Universitária (870 AM) abre seus microfones neste domingo (17/11), a partir das 11h, para as Novas Cantoras Brasileiras, do norte ao sul do país, e destaca as variadas influências de gêneros que compõe a riqueza desta nova geração da música.

Ana Cañas, Anelis Assumpção, Bárbara Eugênia, Isaar, Karina Buhr, Márcia Castro, Mariana Aydar, Mariana Baltar, Tiê e Tulipa Ruiz são as escolhidas para representar este que pode ser considerado um verdadeiro boom de vozes femininas no cenário musical brasileiro.

Diferentemente de grande parte dos artistas que se declaram apaixonados pela música desde criança, Ana Cañas só descobriu seu dom musical aos 20 anos de idade, o que não a impediu de deslanchar, se tornando uma das promessas da atual MPB. Com três discos gravados e a previsão do lançamento de um DVD em novembro, Cañas encantou não só o público ao se apropriar dos mais diversos estilos musicais – dentre eles o jazz, a MPB, o reggae e o rock – como também a músicos de prestígio como Nando Reis e Liminha.

Sou Suspeita Sou Sujeita Não Sou Santa, afirma Anelis Assumpção no título de seu mais recente trabalho, transformado em CD e LP. Herdeira de um dos nomes de peso da MPB e da música independente dos anos 1970, o pai e músico Itamar Assumpção, com quem iniciou a carreira fazendo backing vocal, Anelis é dona de uma voz firme e talento incondicional, visto na naturalidade como passeia por diferentes estilos.

A carioca radicada em São Paulo, Bárbara Eugênia também se junta ao time de estrelas e desfila sua intimidade com a música. Em sua trajetória se destaca a participação na trilha sonora do filme O Cheiro no Ralo, do cineasta Heitor Dahlia, a reunião de músicos da atualidade em seu disco de estreia, Journal de Bad, dentre eles Edgard Scandurra, Tom Zé, Pupillo, Dengue, Karina Buhr e Guizado, e ainda a conquista do Prêmio Multishow de Música Brasileira, na categoria Versão do Ano.

A voz peculiar da cantora e compositora Isaar reforça a importância da contribuição de novos artistas na música popular brasileira, prova esta conferida na gravação de seu último álbum Copo de Espuma, feito com recursos de Produção do Projeto Pixinguinha 2008, da Funarte.



Ainda na lista convidativa do programa, a paulista Tiê, neta da atriz Vida Alves, deixa sua mistura requintada em seus dois trabalhos gravados, que vai do jazz, folk ao country e rock.

Para finalizar este passeio ao âmago feminino da música de nosso Brasil, a prestigiada Karina Buhr, eleita pela Revista Rolling Stones uma das 10 melhores do ano de 2011 e indicada a várias premiações; Tulipa Ruiz, filha do jornalista e guitarrista Luiz Chagas, consagrada com o título de melhor cantora no Prêmio Multishow (2011), por seu álbum Efêmera; a artesanal Mariana Aydar. O elenco se fecha com a baiana Márcia Castro, que resgata em seu trabalho canções de grandes compositores brasileiros; e Mariana Baltar, musa também nos palcos do teatro. Com essas belas vozes, nada melhor do que sentar ao lado do rádio e relaxar no feriadão, sintonizado no Espírito da Música (Rádio Universitária 870 AM).

Tulipa Ruiz

Mariana Aydar
Márcia Castro

Mariana Baltar


FICHA TÉCNICA:
Andréia Miklos
Cristiane Perné
Hígor Coutinho
Janaína Gomes
Julianna Santos
Luiz Fernando Clímaco
Sérgio Valério


SERVIÇO:
Espírito da Música - Rádio Universitária 870 AM
Edição #10 – Novas Cantoras Brasileiras
Programa Inédito: Domingo (17-11-13) - 11h
Horários Alternativos: Segunda: 14h //  Sábado: 19h
Patrocínio: Navesa, através da Lei Goyazes
Apoio: Rádio Universitária – 870AM
Realização: Fora da Lei 


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

#VACA AMARELA TAMBÉM TEM ARTES VISUAIS, CINEMA E LITERATURA

O Vaca Amarela desse ano também tem artes visuais, cinema e literatura e boa parte dessa nova programação já começa hoje:




E a partir de amanhã, quinta, dia 14, os palcos do Centro Cultural Martim Cerere vão tremer com muito rock, pop e tb hip-hop! Dá uma olhada no que vai rolar:

14 de Novembro (Quinta Feira, véspera de feriado):


01:00 Bonde do Rolê (PR)

00:30 Nevilton (PR)
00:00 Cambriana 
23:30 Ultravespa 
23:00 Johnny Suxxxx n' the fucking boys
22:30 Shotgun Wives
22:00 Dizzy Queen (ES) + Overfuzz
21:30 Casa Bizantina
21:00 Bicicletas de Atalaia (SP)
20:30 Luziluzia
20:00 Versário
19:30 Oblongs (Trindade) 
19:00 The Ander´s 
18:30 Feed my kraken (Anápolis)
18:00 Verdadeiros Ascendentes

15 de Novembro (Sexta Feira - feriado):


01:30 Projota (SP)

01:00 Corazones Muertos (ARG)
00:30 Calango Nego
00:00 Overfuzz
23:30 Boogarins
23:00 Petit Mort (ARG)
22:30 Porcas Borboletas (MG)
22:00 Caboclo Roxo
21:30 Patrick Horla
21:00 Dry
20:30 Cassino Supernova (DF)
20:00 Space Truck
19:30 Mad Matters
19:00 Beavers
18:30 Faroeste
18:00 Boom Bride (Anápolis)

16 de Novembro (Sábado):


01:30 Dead Fish (ES)

01:00 Hellbenders
00:30 A Ultima Theoria
00:00 Don Fernando (Austrália)
23:30 Aurora Rulles
23:00 Kamura
22:30 Cherry Devil
22:00 Lost In Hate (DF)
21:30 Coletivo Sui Generis
21:00 Vero HC
20:30 Cicuta
20:00 OFF 1984
19:30 Entre os Dentes
19:00 Missa de corpo presente
18:30 Red Light House
18:00 Criatura Nuclear

Esquente seus ouvidos com o soundcloud do Espirito da Música desse domingo sobre o Festival Vaca Amarela com apresentação do próprio João Lucas Ribeiro, organizador do evento: 

sábado, 9 de novembro de 2013

ESPÍRITO DA MÚSICA FAZ O ESQUENTA PARA O FESTIVAL VACA AMARELA


O reconhecimento que Goiânia conquistou nacionalmente como cidade do rock e da música independente com certeza tem a ver com grande número de festivais realizados anualmente, que projetam artistas goianos para além da cena cultural do Estado.  Prova disso é o sucesso que bandas independentes como Boogarins, Cambriana e Black Drawing Chalks têm alcançado dentro e fora do território brasileiro. Um dos responsáveis por tamanha visibilidade e valorização dos artistas locais é o Festival Vaca Amarela, que neste ano chega à sua 12ª edição, entre os dias 14 e 16 de novembro, com programação recheada de atrações, pautada na diversidade.

O programa Espírito da Música deste domingo (10/11), a partir das 11h, na Rádio Universitária (870 AM), explora as diversas nuances da música, contempladas pelas atrações do festival, no especial Vaca Amarela, com a participação inédita do produtor executivo do evento, João Lucas Ribeiro.  Durante as gravações do programa, ele compartilhou com nossa equipe espiritual a experiência da realização do festival, que neste ano traz um total de 46 bandas entre, regionais, nacionais e internacionais. “Foi muito bacana participar do Espírito da Música, principalmente pelo pessoal que trabalha no programa, a gente tem uma afinidade”, relatou.




Além de dar uma prévia com todos os detalhes destes três dias de Vaca Amarela, João Lucas aproveitou para dar um gostinho do que vem por aí, com uma seleção especial dos artistas que se apresentarão nos palcos do recém reinaugurado Martim Cererê. “Esse ano a gente decidiu que o palco vai trazer mais diversidade, já que nas edições anteriores exploramos mais o rock n’ roll. Vamos ter bandas de rap, pop, rock e música regional”, ressaltou como uma das novidades da edição.




Diretamente do interior do Paraná, a banda Nevilton faz uma síntese original da música brasileira com o rock, o que tem garantido trabalhos aclamados em todo o Brasil, há mais de seis anos. O disco recém lançado Sacode é um dos indicados à Melhor Álbum de Rock Brasileiro no XIV Grammy Latino.




Da mistura entre rock, axé, forró e folk, com as batidas do funk carioca, surge o Bonde do Rolê, atração mais aguardada do primeiro dia de Vaca Amarela, que ecoa suas letras descomprometidas e politicamente incorretas também no set list do Espírito da Música. No roll das nacionais também está a capixaba Dizzy Queen, que vai deixar todo mundo impressionado com a potência do vocal feminino, e nada suave, da front girl Priscilla Simonelli. Com seu rock de peso, dividirá o palco com a goiana Overfuzz, que também dá uma palhinha nas ondas da Rádio Universitária.


Bonde do Rolê

Dizzy Queen

Overfuzz
Cassino Super Nova (DF) solta seu rock ordinário e enérgico, provando o porquê de ter sido escolhida a atração mais esperada do Festival Porão do Rock, em 2010. A salada musical traz ainda Shotgun Wives e Johnny Suxxxx n’ The Fucking Boys, ambas goianas e a Porca Borboletas (MG), que há 14 anos segue a empreitada da música independente, ganhando os palcos de várias partes do mundo, agora com seu terceiro álbum, lançado em julho deste ano.


Cassino Super Nova

Johnny Suxxxx n’ The Fucking Boys

Shotgun Wives 

Porca Borboletas
No núcleo internacional, as argentinas Petit Mort e Corazones Muertos, além da australiana Don Fernando, completam os zunidos assombrados da programação deste domingo, que deixará todo mundo curioso para conferir ao vivo as atrações deste que é um dos mais importantes festivais de rock independente do Centro Oeste.


Petit Mort


Corazones Muertos

Don Fernando



FICHA TÉCNICA:
Andréia Miklos
Cristiane Perné
Hígor Coutinho
Janaína Gomes
Julianna Santos
Luiz Fernando Clímaco
Sérgio Valério


SERVIÇO:
Espírito da Música - Rádio Universitária 870 AM
Edição #9 – Especial Vaca Amarela com João Lucas Ribeiro
Programa Inédito: Domingo (10-11-13) -  11h
Horários Alternativos: Segunda: 14h //  Sábado: 19h
Patrocínio: Navesa, através da Lei Goyazes
Apoio: Rádio Universitária – 870AM
Realização: Fora da Lei