sábado, 30 de novembro de 2013

ESPÍRITO DA MÚSICA REVISITA O AFROFUNK

Neste domingo, 1º de dezembro, o Espírito da Música revisita o AfroFunk

A mistura de três gêneros de matriz africana - o soul, o jazz e o rythm and blues (R&B) - deu origem nos anos 70 ao estilo que fez (e faz) todo mundo sacudir o esqueleto nas pistas de dança: o funk. Com suas batidas que misturam o ritmo à sensualidade e percussão marcantes, o funk tomou conta dos bailes no mundo inteiro e deixou suas influências, sendo incorporado à cultura musical de várias nacionalidades. Nos países africanos não poderia ser diferente. O suingue do ícone do estilo James Brown e companhia resultou em uma mistura diferenciada, que poderá ser conferida neste domingo (1º/12), a partir das 11h, no especial AfroFunk do programa Espírito da Música.

Aumente o volume do seu som em sintonia com a Rádio Universitária (870 AM) e entre no embalo das sonoridades excepcionais assimiladas com o funk, de países como Nigéria, Quênia, Camarões, África do Sul, Gana e mesmo Trinidad e Tobago, em gravações que ajudaram a colocar a África num lugar de destaque no mapa da música mundial.

Nas ondas do Espírito da Música, diretamente da realeza de Yorubaé, o nigeriano Joni Haastrup mostra seu ápice criativo. O saxofonista Manu Dibango é lembrado com uma faixa do disco Africadelic, gravado em apenas uma semana. O saxofonista Dudu Pukwana, o trompetista Mongezi Feza e o baterista Luis Moholo e o pianista Chris McGregor, que integravam a banda Assagai, deixam sua contribuição à trilha sonora selecionada. Uma mistura inusitada do canto arábico com o groove da soul music é a proposta de Seyoum Gèbrèyès.

Joni Haastrup

Manu Dibango
As influências do groove americano, reggae, funk e rock também passam pela seleção da semana, representadas pela Black Truth Rhythm Band. Aclamado em 1974 o “soberano” – em suaíli Mfalme – da música queniana,  Jimmi Raye é mais uma das novidades. As “vozes da escuridão” também invadem a programação musical com The Voice of Darkness e ecoam ainda mais na fusão dos ritmos yorubá, jazz, funk e highlife, sob a luz das batidas tradicionais africanas, desenhadas  por Tony Allen.

Black Truth Rhythm Band

Tony Allen
Mas a excepcional Jam Session do Espírito da Música não para por aqui: o multi instrumentista radicado em Gana, Ray Stephen Oche and His Matumbo  e a dupla Fela Kuti Ginger Baker despertam a curiosidade ao desvendar mais um pouco dos segredos dos ritmos africanos. Os sons dos quatro cantos da África é a pedida da edição #12 do Espírito da Música, para ouvir e incluir na seleção musical das melhores festas.


Ray Stephen Oche and His Matumbo
Fela Kuti


FICHA TÉCNICA:
Andréia Miklos
Cristiane Perné
Hígor Coutinho
Janaína Gomes
Julianna Santos
Luiz Fernando Clímaco
Sérgio Valério


SERVIÇO:
Espírito da Música - Rádio Universitária 870 AM
Edição #12 – AfroFunk
Programa Inédito: Domingo (1º-12-13) - 11h
Horários Alternativos: Segunda: 14h //  Sábado: 19h
Patrocínio: Navesa, através da Lei Goyazes
Apoio: Rádio Universitária – 870AM
Realização: Fora da Lei 


Nenhum comentário:

Postar um comentário